quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Psicólogo

Sobre o dia do psicólogo “ Te recebo, certa de não saber a dimensão de suas dores, aprendi que a vida é esse lugar onde cultivamos flores das mesmas espécies, mas que brotam de maneiras diferentes, únicas e impares nos quintais da alma. Você chega com medo, mas sinalizando uma coragem que talvez nem você mesma perceba ou compreenda, se atreve a conversar com sua dor.

Senta, chora, se desespera, me fala de vazios que doem, espaços que sobram no quarto, cadeira esquecida, poltrona chorosa, xícaras e talheres que repousam esperando mãos. Conta da vida esquecida pela casa nos sapatos, roupas, perfumes, nessas miudezas que nos dizem quem somos.

Você fala de medos, seu coração parece mudar de lugar, a cabeça flutua fora do corpo, perdeu o paladar, brigou com o sono. Sente medo, ouve vozes e passos, espera chegadas que não acontecem, se confunde sobre as despedidas, momentos em que não sabe mais o que é real. Sente medo da desorganização que os desencontros trazem.                                                    Dentro do seu pesadelo abro espaço pra sua dor, como se entregasse folhas onde você pudesse escrever suas histórias de hoje e de ontem, abro espaço para o amanhã que não aconteceu, te ajudo a mudar de sonhos, dou legendas para o que você não nomeia, vagarosas, sem pressa, permissões para encontrar o tempo da sua própria dor.

Você me diz que o mundo lá fora tem pressa, pede que você acelere e acalme sua saudade. Eu te conto que o mundo lá fora, às vezes, tem ruas estreitas pra dor. Caminhamos, descobrindo que o tempo é um senhor que não usa as mesmas roupas em todas as despedidas, caminhamos acreditando que essa perda é sua e somente você sabe das coisas das quais se despediu.                                                  Caminhamos,assim, vagarosamente, como se fossemos donas dos relógios do mundo. Passearemos por ruas onde residem memórias da sua saudade, vasculharemos quartos e prateleiras da sua vida. Não, você não será mais a mesma, mas após tantos mergulhos descobrirá lugares pra sua saudade. Levantará, esticará os lençóis da cama, fará um café, sentará na varanda e, sorrindo, lembrará de um amor que partiu. Despertará arrumando um outro jeito de amar, negar esse amor e essa história seria outra morte.”

Por Marcela Fernandes Machado Gasparini
(Psicanalista )

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Querer è Poder ?

Muitas pessoas querem o melhor sexo do mundo e um relacionamento incrível, mas nem todas estão dispostas a enfrentar as DRs, os silêncios constrangedores, a mágoa e o drama psicológico necessários para construir isso. Então, se conformam. Elas se conformam e passam anos se perguntando “Poderia ser diferente?”, até que a pergunta passa a ser “Poderia ser com alguém diferente?”. E, quando os papéis são assinados e o cheque da pensão está preenchido, pensam: “Por quê?” Se não foi porque você tinha padrões e expectativas baixos vinte anos atrás, então foi por quê? Porque a felicidade exige esforço. Ela se origina dos problemas. A alegria não brota do chão como margaridas e arco-íris. Satisfação e propósito genuínos, sérios e duradouros devem ser conquistados pela escolha e pela maneira como conduzimos nossas batalhas. Sofra você com ansiedade, solidão, TOC ou um chefe imbecil que estraga metade do seu dia, a solução é aceitar e mergulhar ativamente nessa experiência negativa — não evitá-la, não fugir dela.”                               Trecho de: “A sutil arte de ligar o f*da-se.” iBooks.  

terça-feira, 25 de agosto de 2020

O SENTIDO DO SENTIR

PURA ILUSÃO

Decida

SAUDADE

Saudade é tirar a casquinha daquela ferida só para ver sangrar de novo.
Saudade é a corrida atrás do ônibus que partiu .
Saudade é encontrar as velhas fotos que foram escondidas para serem achadas .
Saudade é o desvio do olhar .
Saudade é a expectativa pelas nuvens em dias claros .
Saudade é cobrar um abraço da velha blusa de frio .
Saudade é escrever as mesmas iniciais em árvores .
Saudade é a agonia daquilo que não vai chegar.
Saudade é a alma dizendo pra onde quer voltar.
Saudade é a espera que não se sabe do que é.
Saudade é ir até aí sem sair daqui .
Saudade é procurar um não sei o que , não sei onde , não sei porquê , sabendo que não vai achar e ainda assim continuar a busca ....

ADOCE

Seja um doce de pessoa, e adocique sua vida. Lambuze-se de amor, afeto e alegria. Dê bom dia ao seu vizinho. Faça alguém dormir com seus carinhos. Peça desculpa mesmo certo. Seja frente até mesmo no verso. Perdoe quem te magoou. Sorria para o que chorou. Fale com licença, diga muito obrigado. Seja reticência, mas ponha ponto final nas vírgulas que atrapalham o seu parágrafo. Tome muitas atitudes, e coma várias palavras. Talvez o seu coração às vezes se suje, porém, mantenha a sua alma lavada. Ame, afinal, não amar, amarga.

Pode ser difícil mas não è impossível

Se você errou , peça desculpas ....
É difícil perdoar?
Mas quem disse que é fácil se arrepender ?

Se você sente algo , diga ...
É difícil se abrir ?
Mas quem disse que é fácil encontrar alguém que queira escutar?

É difícil ouvir certas coisas ?
Mas quem disse que fácil ouvir você?

Se alguém te ama , ame-o....
É difícil entregar-se ?
Mas quem disse que é fácil ser feliz ?

Nem tudo é fácil na vida
Mas , com certeza , nada é impossível ...

Cecília Meireles

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

MORRER EM VIDA È FATAL



Nunca me esqueci de uma senhora que, ao responder por quanto tempo pretendia trabalhar, respondeu com toda a convicção: “Até os 100 anos”. O repórter, provocador, insistiu: “E depois?”. “Ué, depois vou aproveitar a vida”.

É de se comemorar que as pessoas aparentem ter menos idade do que realmente têm e que mantenham a vitalidade e o bom humor intactos – os dois grandes elixires da juventude. No entanto, cedo ou tarde (cada vez mais tarde, aleluia), envelheceremos todos. Não escondo que isso me amedronta um pouco. Ainda não cheguei perto da terceira idade, mas chegarei, e às vezes me angustio por antecipação com a dor inevitável de um dia ter que contrapor meu eu de dentro com meu eu de fora.

Rugas, tudo bem. Velhice não é isso, conheço gente enrugada que está saindo da faculdade. A velhice tem armadilhas bem mais elaboradas do que vincos em torno dos olhos. Ela pressupõe uma desaceleração gradativa: descer escadas de forma mais cautelosa, ser traída pela memória com mais regularidade, ter o corpo mais flácido, menos frescor nos gestos, os órgãos internos não respondendo com tanta presteza, o fôlego faltando por causa de uma ladeira à toa, ainda que isso nem sempre se cumpra: há muitos homens e mulheres que além de um ótimo aspecto, mantêm uma saúde de pugilista.
A comparação com os pugilistas não é de todo absurda: é de briga mesmo que estamos falando. A briga contra o olhar do outro.

Muitos se queixam da pior das invisibilidades: “Não me olham mais com desejo”. Ouvi uma mulher belíssima dizer isso num programa de tevê, aí eu pensei: não pode ser por causa da embalagem, que é tão charmosa. Deve estar lhe faltando ousadia, agilidade de pensamento, a mesma gana de viver que tinha aos 30 ou 40. Ela deve estar se boicotando de alguma forma, porque só cuidar da embalagem não adianta, o produto interno é que precisa seguir na validade.

Quem viu o filme Fatal deve lembrar do professor sessentão, vivido por Ben Kingsley, que se apaixona por uma linda e jovem aluna (Penélope Cruz) e passa a ter com ela um envolvimento que lhe serve como tubo de oxigênio e ao mesmo tempo o faz confrontar-se com a própria finitude. No livro que deu origem ao filme (O Animal Agonizante, de Philip Roth), há uma frase que resume essa comovente ansiedade de vida: “Nada se aquieta, por mais que a gente envelheça”.

Essa é a ardileza da passagem do tempo: ela não te sossega por dentro da mesma forma que te desgasta por fora. O corpo decai com mais ligeireza que o espírito, que, ao contrário, costuma rejuvenescer quando a maturidade se estabelece.

Como compensar as perdas inevitáveis que a idade traz? Usando a cabeça: em vez de lutarmos para não envelhecer, devemos lutar para não emburrecer. Seguir trabalhando, viajando, lendo, se relacionando, se interessando e se renovando. Porque se emburrecermos, aí sim, não restará mais nada.

Martha Medeiros.

Amor

Rejeição

O que costuma existir sob a casca da arrogância é o medo, a insegurança, a necessidade de ser aceito e amado.
Mas por não ter a coragem de solicitar sua real necessidade, o arrogante acaba provocando nos outros o que mais lhe apavora: 
A REJEIÇÃO

sábado, 22 de agosto de 2020

Trechos de um texto textoscrueisdemais

" Mantenha alguém na sua vida que saiba que seu dia foi difícil e quando ele acaba, te liga pra dizer: "Oi, você é linda"...
Não fique em empregos que te adoecem...
Não fique em cursos superiores que te adoecem...
Viaje até uma praia, tire os sapatos e mergulhe seus pés na areia... .
Abrace alguém do nada... Adote, não compre...
Quando não parar de doer, ande de bicicleta, visite um parente que não encontra faz algum tempo, veja o por-do-sol de um lugar da sua cidade que nunca havia conhecido... talvez não pare de doer agora, mas amanhã, sim...
E lembre-se: Sentir medo é tão humano quanto sentir amor

SEPULTADAS OU CREMADAS?

"As emoções não expressas ...tome cuidado com elas, elas nunca morrem , são enterradas vivas e saem da piores formas possíveis. "

A DÁDIVA DA PRESENÇA:

A DÁDIVA DA PRESENÇA:
Muitas vezes o melhor conforto é apenas estar perto.
Seja presente
Seja um presente
Seja o presente
Bons dias...

Clivia Fonseca

Passado

Aqueles que esquecem o passado estão condenados a repeti-lo. As vezes aprendemos uma coisa nova com o passado que muda tudo que sabemos sobre o presente.

NEM SEMPRE

Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.
Eclesiastes 9:11

VIVER

Aprenda a viver dentro das tuas possibilidades ; não busque uma vida de aparências dentro da tua realidade isso só vai te levar para um buraco .
Construa tua vidas aos poucos lutando a cada dia e extraindo da existência o que ela tem de melhor: SIMPLICIDADE.

Indecisão

Remedinho pra alma

"O Amor ainda e sempre"

O amor ainda e sempre

Ele teve seu prestígio, mas acabou sendo trocado pela paixão instantânea e pelo sexo casual. Estou falando do amor, lembra dele? Pois é, já teve melhores dias. Nessa era dos entusiasmos superficiais, ficou cafona falar de amor. Casais agora se unem por desejo, oportunidade ou conveniência. Todos querem se apaixonar amanhã e somar mais um nome ao seu currículo pessoal de aventuras, mas cultivar um amor para sempre? Cruzes. O amor, para os desencantados do século 21, deixou de ser fotogênico e inspirador. Já deu os versos que tinha que dar. Quem teria paciência e tempo, hoje, para se dedicar a uma só pessoa? O amor faz sofrer e, além disso, não rende uma boa história para repartir com os amigos, não vira matéria de Segundo Caderno, foi barrado das redes sociais.
O amor segue valorizado, apenas, no cinema e nos livros. A arte ainda investiga esse sentimento que teima em não ser da forma que o idealizamos. O amor quase sempre se apresenta como difícil, seja por diferenças raciais, sociais e de idade, ou porque um dos amantes é casado, ou por ser vivido à distância, ou ainda porque as famílias não aprovam a união, no melhor estilo Capuleto e Montecchio (só que em vez de os pais encrencarem, agora quem encrencam são os filhos do primeiro casamento). Ainda assim, eu arriscaria dizer que nada é mais poderoso do que o que a gente sente. Nada. Nem mesmo o que a gente pensa.
O amor é bem mais exigente do que a paixão efêmera: ele pressupõe a construção de duas vidas a partir de uma simples troca de olhares, que é como tudo geralmente começa. Enquanto a paixão se esgota em si mesma e não está interessada no amanhã, o amor é ambicioso, se pretende eterno, e para pavimentar esta eternidade não mede esforços. É uma loucura disfarçada de sanidade.
Não fosse uma loucura, o amor não seria o que é: lírico e profundo, rebelde e transformador. Amar é a transgressão maior. É quando rompemos com a nossa solidão para inaugurar uma vida compartilhada e, portanto, inédita.
Só mesmo a loucura inclassificável do amor para fazer as pessoas criarem trigêmeos, trocarem de sobrenome, dividirem o mesmo banheiro, relacionarem-se com os parentes do outro e achar tudo isso normal e inebriante.
Mesmo desprestigiado, devemos muito a ele. "Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine." São Paulo, primeira epístola dos coríntios, cap. 13, v 1-7. Eis um pouquinho de reflexão nesta semana em que o amor sai do limbo, ganha novo fôlego e avisa que ainda está vivo. Seu aparente descrédito é consequência da pressa de viver, da urgência dos dias, da necessidade de se "aproveitar" cada instante, como se amar fosse um impedimento para o prazer. Francamente, o que se aproveita, de fato, quando não se sente coisa alguma? A resposta é: coisa alguma.

Martha Medeiros

🤲🙌🙏

A alma sabe sempre o que fazer para se curar. O desafio è silenciar a mente para escutar .

PARA VIVER UM GRANDE AMOR Vinicius de Moraes

PARA VIVER UM GRANDE AMOR
Vinicius de Moraes

Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso, muita seriedade e pouco riso - para viver um grande amor.
Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher; pois ser de muitas, poxa! é de colher... - não tem nenhum valor.
Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro - seja lá como for. Há que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada - para viver um grande amor.
Para viver um grande amor, vos digo, é preciso atenção como o "velho amigo", que porque é só vos quer sempre consigo para iludir o grande amor. É preciso muitíssimo cuidado com quem quer que não esteja apaixonado, pois quem não está, está sempre preparado pra chatear o grande amor.
Para viver um grande amor, na realidade, há que compenetrar-se da verdade de que não existe amor sem fieldade - para viver um grande amor. Pois quem trai seu amor por vanidade é um desconhecedor da liberdade, dessa imensa, indizível liberdade que traz um só amor.
Para viver um grande amor, il faut além de fiel, ser bem conhecedor de arte culinária e de judô - para viver um grande amor.
Para viver um grande amor perfeito, não basta ser apenas bom sujeito; é preciso também ter muito peito - peito de remador. É preciso olhar sempre a bem-amada como a sua primeira namorada e sua viúva também, amortalhada no seu finado amor.
É muito necessário ter em vista um crédito de rosas no florista - muito mais, muito mais que na modista! - para aprazer ao grande amor. Pois do que o grande amor quer saber mesmo, é de amor, é de amor, de amor a esmo; depois, um tutuzinho com torresmo conta ponto a favor...
Conta ponto saber fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, strogonoffs - comidinhas para depois do amor. E o que há de melhor que ir pra cozinha e preparar com amor uma galinha com uma rica, e gostosa, farofinha, para o seu grande amor?
Para viver um grande amor é muito, muito importante viver sempre junto e até ser, se possível, um só defunto - pra não morrer de dor. É preciso um cuidado permanente não só com o corpo mas também com a mente, pois qualquer "baixo" seu, a amada sente - e esfria um pouco o amor. Há que ser bem cortês sem cortesia; doce e conciliador sem covardia; saber ganhar dinheiro com poesia - para viver um grande amor.
É preciso saber tomar uísque (com o mau bebedor nunca se arrisque!) e ser impermeável ao diz-que-diz-que - que não quer nada com o amor.
Mas tudo isso não adianta nada, se nesta selva escura e desvairada não se souber achar a bem-amada - para viver um grande amor.

Do nada...Tudo !!


È bom quando a gente se abre para o novo ...se dá oportunidade.
A vida È Breve demais para ter medo. 
Cada pessoa è uma oportunidade.  Algumas vezes de crescer e amadurecer ,  outras de ampliar os horizontes ou até aprender a não ser como aquele que te feriu . 
Relacionar -se è um processo de construção e troca e cada um sabe o tamanho daquilo que lhe falta e o peso daquilo que tem pra dar ....

Se pergunte de vez enquando. ..

A gente vai embora

A GENTE VAI EMBORA e fica tudo aí,
os planos a longo prazo e as tarefas de casa,
as dívidas com o banco,
as parcelas do carro novo que a gente comprou pra ter status.

A GENTE VAI EMBORA sem sequer guardar as comidas na geladeira,
tudo apodrece, a roupa fica no varal.

A GENTE VAI EMBORA, se dissolve e some toda a importância que pensávamos que tínhamos,
a vida continua, as pessoas superam , reagem , levantam-se e seguem suas rotinas normalmente.

A GENTE VAI EMBORA as brigas, as grosserias, a impaciência, a intolerância, a infidelidade, serviram para nos afastar de quem nos trazia felicidade e amor.

A GENTE VAI EMBORA e todos os grandes problemas que achávamos que tínhamos se transformam em um imenso vazio, não existem problemas.
Os problemas moram dentro de nós.
As coisas têm a energia que colocamos nelas e exercem em nós a influência que permitimos.

A GENTE VAI EMBORA e o mundo continua caótico, como se a nossa presença ou ausência não fizesse a menor diferença.
Na verdade, não faz.
O mundo não chorará por ti.
Somos pequenos, porém, prepotentes. Vivemos nos esquecendo de que a morte anda sempre à espreita.

A GENTE VAI EMBORA, pois é.
É bem assim: Piscou, a vida se vai.. .
A vida é como um vapor de fumaça que logo passa.
O cachorro é doado e se apega aos novos donos.

Os viúvos se casam novamente, fazem sexo, andam de mãos dadas e vão ao cinema.

A GENTE VAI EMBORA e somos rapidamente substituídos no cargo que ocupávamos na empresa.

As coisas que sequer emprestávamos são doadas, algumas jogadas fora.
Aquelas coisas que não foram usadas serão usadas por outros

Quando menos se espera, A GENTE VAI Manda-las Embora , A saúde , a beleza.. Aliás, quem espera morrer?
Se a gente esperasse pela morte, talvez a gente vivesse melhor.
Talvez a gente colocasse nossa melhor roupa hoje, fizesse amor hoje,
talvez a gente comesse a sobremesa antes do almoço.
Talvez a gente esperasse menos dos outros,
Se a gente esperasse pela morte, talvez perdoasse mais, praticasse mais ações voluntárias , dissesse mais eu te amo,que bom que você existe, risse mais, saísse à tarde para ver o mar ou erguesse os olhos para admirar as estrelas, talvez a gente quisesse mais tempo e menos dinheiro.

Quem sabe, a gente entendesse que não vale a pena se entristecer com as coisas banais,
ouvisse mais música e dançasse mesmo sem saber.

O tempo voa.
A partir do momento que a gente nasce,
começa a viagem veloz com destino ao fim - e ainda há aqueles que vivem com pressa!
Sem se dar o presente de reparar que cada dia a mais é um dia a menos, porque A GENTE VAI EMBORA o tempo todo, aos poucos e um pouco mais a cada segundo que passa.

O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM O POUCO TEMPO que lhe resta?!

Que possamos ser cada dia melhores e que saibamos reconhecer o que realmente importa nessa passagem pela Terra!!!
Até porque, A GENTE VAI EMBORA...
.
JRM

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

As coisas

"Existem coisas especiais,
Coisas importantes,
Coisas Necessárias,
Coisas Essênciais,
Coisas Primordiais,
Coisas Urgentes,
Coisas Emergênciais,
Coisas Vitais ...
Devemos dar a cada uma delas a relevância, o mérito, o destaque e o poder que lhes cabe."


Clivia Fonseca 

O que vale realmente a pena

Somos frágeis.  Poeira à espera do sopro do vento.  Não temos tempo a perder.  Cada dia que a gente desperdiça é um sol que foi embora sem r...