quinta-feira, 3 de setembro de 2020

DEUS

Vi Deus ontem 
no ônibus 
Ele entrou descalço
tava vendendo bala
achei estranho Deus aparecer assim
nem um chinelo ele tinha
tava meio sujo
o cabelo então,
nem se fala
agora vê,
logo Deus,
que semana passada vi cantando num show,
todo aprumado 
que anteontem tava dançando com saia rodada 
e mês passado tava lá na cadeira da universidade sentado.
tava sentado
Deus era preto mês passado
e tava cursando psicologia
achei afrontoso,
típico de Deus,
que hoje mesmo me apareceu no espelho quando eu chorava pela manhã.
e o que eu acho mais gozado,
veja bem
é que Deus meio sem forma
meio sem contorno 
cabe em mim
cabe no outro
e ainda cabe num áudio de 3min que uma amiga de outro estado me mandou.
Ele cabe numa sinfonia de orquestra 
numa sanfona bem afinada
e nos berros da minha mãe.
eu vejo Deus em tudo
e se não vejo é porque não enxergo 
se não ouço é porque não tenho ouvido
se não sinto é porque morri
mas acho até que consigo ver Deus depois de morto
até depois de vivo
até depois que ele desceu do ônibus sem vender nenhuma bala e me deu um sorriso.
queria entender essa coisa do Espírito 
de ser muitos
de ser um
dois 
e
ninguém 
de transcender o tempo
e de ser,
ao mesmo tempo,
vendedor de bala, 
meu espelho,
e
mulher com saia rodada.
e de todos esses devaneios
que escrevi enquanto o ônibus Deus dirigia,
pensa só
que louco seria
ah, bixo
que revolução se daria
se,
por surto,
ou poesia,
a gente, 
finalmente,
entendesse 
que Deus
mora em mim
e
também mora no outro.

(Luana Galoni)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que vale realmente a pena

Somos frágeis.  Poeira à espera do sopro do vento.  Não temos tempo a perder.  Cada dia que a gente desperdiça é um sol que foi embora sem r...