terça-feira, 3 de novembro de 2020

Antes de ir embora



Se tem uma coisa que nunca tive medo é de ir embora.
Já fui embora muitas vezes, já me despedi de muitas coisas e muitas pessoas também.
Mas as despedidas mais dolorosas sempre foram de mim mesmo.

Doeu, quando deixei para trás a menina  inocente.
Foi assustador quando tive que dizer adeus ao adolescente sonhador para, abraçar a versão adulta, que pouco sabia e tanto queria.

Mas não parou por aí não, a cada novo ciclo, me reinvento, e continuo me despedindo de apegos, de crenças, vontades, de hábitos, e de tudo o que não edifica, não ensina, e não me acrescenta.

Antes de qualquer partida, existe sempre um momento em que você não pensa, não diz nada, e apenas sente.
Sente que certas pessoas, lugares, e situações não te representam, não te satisfazem, e não te fazem mais feliz.

De um jeito ou de outro, a gente sempre sente e sabe quando é hora de partir. Mesmo que inconscientemente. E o mais importante é nunca temer as despedidas, porque, para fazer espaço para o novo, temos que nos livrar do que é velho e não nos serve mais.

No dia que decidires recomeçar, recomeça alinhado no teu querer, com as tuas intenções simples e claras. Não basta só querer alguma coisa, é preciso que ajas em função desse querer. Não basta dizeres "eu gostava" é preciso sentires o "eu quero, eu posso, eu ajo" com força, garra e determinação.

No dia que decidires recomeçar alguns vão aplaudir, outros criticar e tantos outros invejar. E depois...

Esquece os que te que vão criticar, esquece os que te vão invejar, e todos os outros que revelam a sua importância naquilo que te fazem sentir, no que dizem sobre eles quando falam de ti. Esquece aqueles que todos os dias te mostram porque não podem fazer parte de ti.

Abraça os que te aplaudem porque esses querem-te bem. Abraça os que estão contigo no teu querer porque eles tal como tu, só te querem ver avançar. Abraça quem te faz crescer, liberta-te dos que te querem ver sofrer.

E se falhares neste teu recomeço, não te inquietes. Só não falha quem não recomeça e viver é arriscar, e sair do conforto do nada fazer.

Que não te impeça o medo do que os outros vão pensar. Que não te impeça aquilo que hoje não sabes nem vês. Ninguém sabe o que vem depois e só tu podes abraçar com garra e querer a Vida que queres viver.

Isto sim, é viver em LIBERDADE.

Ana Maria de Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que vale realmente a pena

Somos frágeis.  Poeira à espera do sopro do vento.  Não temos tempo a perder.  Cada dia que a gente desperdiça é um sol que foi embora sem r...