terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Antecedência



"Que a gente aprenda a valorizar o abraço antes da ausência.
O sorriso antes da lágrima.
O momento que antecede a despedida. A luz de dias calmos. O amor sem nada em troca.
Que a vida nos ensine a tempo o que é precioso cultivar. A alegria anterior aos tempos difíceis. A presença antes da falta.
Que tenhamos sabedoria a tempo para termos tempo de realizar.
É verdade que a vida voa, mas também recomeça a cada dia, nos dando a infinita chance de recomeçar."

__Erick Tozzo

Conhece a lenda de Sisifo?



Sisifo é uma lenda sobre um herói grego que era muito inteligente, conta a lenda que ele enganou a morte duas vezes, tamanha era sua engenhosidade. Numa das vezes que enganou a morte ele a aprisionou e isso fez com que ele escapasse dela, mas também com que as pessoas que estavam à beira da morte fossem impedidas de morrer, até pessoas que estavam decapitadas ou feridas de morte nas guerras agonizavam sem encontrar fim para seu sofrimento. Este episódio causou grande ira aos deuses, afinal Ares, deus da guerra queria dar final ao sofrimento dos guerreiros feridos de morte, o mundo dos mortes governado por Hades era marcado pela ausência de mortos, estava empobrecendo e esvaziando-se, então Zeus movido pelo pedido de Hades, resgatou a morte junto com Ares.

Sisifo foi castigado e mandado para o mundo dos mortos, chegando lá ele pede para ser liberado para voltar a vida pois sua esposa não havia o enterrado, feito os ritos fúnebres, o que era uma grande ofensa, porém ele havia pedido para a esposa não o fazer para ter um motivo de voltar, sua alegação é de que iria castiga-la e providenciar o funeral e assim foi liberado com a condição de voltar assim que estivesse tudo resolvido e ele não cumpriu o acordo, continuou vivendo normalmente com sua esposa sem retornar. Quando a paciência de Zeus com Sísifo acabou, o deus enviou Hermes para conduzi-lo ao mundo inferior; com o objetivo de que ele finalmente recebesse sua condenação e foi a pior de todas:

Ele foi condenado a um suplício eterno que consistia em levar uma pedra morro acima, com o objetivo de fazê-la cair para o outro lado. Mas nunca conseguiu, porque a pedra sempre rolava para baixo, voltando ao ponto de partida, ficando ele, então, preso a essa tarefa eternamente.

A repetição de um trabalho exaustivo e sem sentido, todos os dias, eternamente era um castigo perverso, sem fim. Sisifo tinha pouco tempo para refletir sobre sua situação, este apenas se dava quando a pesada pedra despencava do cume da montanha até de volta a base e ele descia para recuperá-la e recomeçar a leva-la ao topo de novo, esta caminhada do cume a base da montanha poderia ser usada para refletir, traçar um plano para fazer diferente, ter consciência de sua vida e mudar sua relação com seu destino, rebelar se contra a falta de sentido de sua tarefa e a impossibilidade de realiza-la, mas ele estava preso ao imperativo, a ordem dos deuses de fazer e então apenas fazia visando conseguir e assim libertar-se.… sem nunca conseguir.

O castigo de Sisifo era permanecer no Hades pela eternidade através da repetição de sua tarefa inglória, da mesma forma que a repetição e atuação da repetição, faz pessoas permanecerem em relações e situações toxicas, abusivas, violentas, um verdadeiro inferno, sem conseguir sair.

A repetição inconsciente é um suplício da mesma forma que Sísifo experimentou, é reviver situações dolorosas, tediosas, exaustivas encenando uma vitória que sempre fracassa e traz frustração e o reviver da dor cada vez que acontece novamente. A ordem interna que nos dirige, é como a ordem dos Deuses, imperativa “Faça”, esta é compulsão: Compulsão a repetição. É irracional, fazer sempre igual, sabendo qual será o desfecho e não conseguir parar de repetir. O repetir de Sisifo pode ser entendido como um eterno retorno para rever o que está errado, porém, sem avanço e sem compreender, repetição e recaída, voltando ao ponto de partida.

E se Sisifo conseguisse parar para pensar sobre as ações erradas que realizou, se responsabilizasse pelo mal que causou e fizesse as pazes com seu passado?

No decorrer de sua vida, já se viu vivenciando o mesmo tipo de situação? Por exemplo, entrando e saindo de relações abusivas, engatando uma relação na outra, frustração no trabalho, etc. sempre sem saber o porquê? Cenários que não cessam de se repetir, que regularmente, retornam, e que lhe conduz por um caminho que não apresenta outra saída senão a frustração?

Para psicanalise a repetição é de ordem inconsciente, traumas, dores, sofrimentos são reeditados através da encenação devido a impossibilidade de expressar-se de outra forma, uma forma desesperada de elaborar a questão pendente que é sentida com sofrimento e desprazer, porém, traz algum tipo de gozo, o que chamamos de ganho secundário, que pode ser não encarar os fatos, as dores, traumas ou sofrimentos, por exemplo.

O primeiro passo para abandonar sua pedra é a responsabilidade sobre sua vida. Entender o passado, elaborar o passado, ressignificar o passado e ser responsável para que ele não continue dirigindo seus atos na vida, tomando o controle da situação.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Na passagem do Ano


1- Use branco
Não falo da roupa. A roupa é o de menos! Não entre em disputas. Não chute cachorro morto. Entre um desaforo e uma resposta atravessada, escolha a paz.

2- Varra a casa
Do fundo até a porta. Varra tudo! Mágoas, desgostos, rancores. Amores não correspondidos, falsos amigos? Varra! Aspire! Espane! Não deixe nem poeira. Entre limpo.

3- Quebrou? Jogue fora
Se for a sopeira que você herdou da sua avó, conserte. Sua avó agradece. Mas em se tratando de amores, trabalhos, relações de todo tipo, amizades? Quebrou? Rachou? Avalie se vale guardar. Investir em quem não merece é desperdício de energia. Ponha a fila para andar.

4- Louro na carteira
Dizem que garante dinheiro. Mas se preferir um moreno, não faça cerimônia! Vá em frente.

5- Use cor amarela
A cor amarela é a cor da prosperidade. Ajuda nos caminhos do sucesso. Mas não faz milagre. Então use amarelo e trabalhe. Se esforce, estude, faça mais que o melhor possível. O melhor possível você já conseguiu até aqui.

6- Sete ondas
Aliás, pule: ondas, gente falsa, desaforos, prejuízos. Se não der para pular, desvie.

7- Use lingerie nova
Fala sério, isso é só no primeiro dia do ano? Jogue fora aquela calçola velha, desbotada, furada, de elástico frouxo. Pior que encosto. Sem maiores detalhes! Lixo com ela!

8- Coma lentilha, uvas, romã
Olha só, coma o que quiser. 
E coma, principalmente, a vida! Coma com gosto! Caia de boca! Se lambuze!

9- Não coma peru ou frango (porque ciscam para trás)
Agora vamos combinar, você gruda no passado como chiclete em cabelo, passa anos esperando o amor que já se foi, vive atrelada ao que já está desfeito? Não ponha a culpa no pobre do frango. Você cisca para trás muito mais do que ele. Caminho é em frente!

10- Não deixe roupas viradas pelo avesso
Isso se você acreditar que avessos são ruins. Não são. Avesso é  nosso lado mais verdadeiro. Nossa versão mais crua. Desvire, se não quiser ficar exposta por aí. 

Via Silvana Carnevalle

domingo, 20 de dezembro de 2020

Nojo



Ela lutou, sofreu, se negou, se sacrificou e fez tudo o que podia fazer para salvar a relação. 

Teve raiva e estava lá. 
Se frustou e estava lá. 
Se ofendeu e estava lá. 

Perdeu a confiança, perdeu as estribeiras, perdeu a paciência inúmeras vezes. Mas um dia ela acordou e perdeu a admiração, e disse: Chega de amor! 

"Mulher não deixa de amar quando sente raiva, mulher deixa de amar quando sente nojo." 🖊

: Maciel Nascimento ✍

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

⛈☁️🌨🌧🌈


Já fiz muita tempestade em copo d´água. Hoje, pra qualquer chuvisco eu arrumo um motivo pra dançar 💃🕺

O amor è uma raridade

O amor é uma raridade.

A gente parte do pressuposto que somos amáveis, que gostamos da maior parte das pessoas, que quando algo não vai bem entre duas pessoas é porque alguém errou em algo. 

Mas por que a gente gosta de um alguém e não gosta de um outro alguém? Ainda....por que a gente gosta um pouquinho de um alguém e muitão de um outro alguém? 

A gente para pra pensar por que alguém nos quer por perto? 

Querer alguém por perto implica em um bom papo, em um cheiro específico, em gostos em comum.

Vocês já pararam pra pensar por que a gente quer estreitar relações com algumas poucas, pouquíssimas pessoas?

Para isso é preciso compartilhar silêncios, suportar discórdias, aguentar o outro com todos os seus poréns e ter notícias de que nós também somos cheios de poréns. 

Amar de longe pode ser bonito e limpinho. Compartilhar boletos, pepinos, como-assim-você-não-pensa-como-eu, e mesmo assim um ficar e o outro também, é uma baita coincidência. Coisa de sorte mesmo. Fazer o amor existir não é a regra, mas uma exceção.

Frida

Frida Kahlo disse ao marido:
 "Não estou a pedir para você me beijar, nem que me desculpe quando acho que você está errado. Nem mesmo vou pedir que você me abrace quando eu mais precisar. Não peço que me diga como sou bonita, mesmo que seja mentira, nem me escreva nada de bonito. Nem vou pedir que me ligue para me contar como foi o seu dia, nem que me diga que sente a minha falta.  Não peço que me agradeça por tudo que faço por você, nem que se importe comigo quando a minha alma estiver deprimida e, claro, não vou pedir que você me apoie nas minhas decisões. Não vou nem mesmo pedir que você me ouça quando tenho mil histórias para te contar. Não vou te pedir para fazer nada, nem mesmo para estar ao meu lado para sempre. 
Porque se eu tiver que te pedir, não quero mais. ” ❤🌹
                        (Frida kahlo)

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

O agora e o depois

Hoje de manhã:

- Chico, você prefere lavar a louça do café da manhã agora, ou a louça do almoço mais tarde?
- A do almoço.
- Tem certeza? A do café da manhã é só prato com farelo de pão e caneca de café e de leite.
- Tenho! Prefiro ficar à toa agora e deixar o Chico do Futuro se preocupar com isso.

Agora à tarde, lavando uma pia cheia de panelas e louças engorduradas:

- Tá vendo, Chico? O Chico do Passado te sacaneou, hein? Você podia estar tranquilão agora.
- É... Aquele cara é um babaca.
- Lição pra vida. Você tem o poder de facilitar a vida do Chico do Futuro, mas nunca vai conseguir se vingar do Chico do Passado quando ele fizer merda e te arrumar encrenca. 
- O Chico do Futuro tem o péssimo hábito de virar o Chico do Presente...

Por leo Moraes

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

⏳⏳⏳

Mais uma vez o tempo me assusta.
Passa afobado pelo meu dia, atropela minha hora, despreza minha agenda.
Corre prepotente, para disputar lugar com o vento.
O tempo envelhece, não se emenda.
Deveria haver algum decreto que obrigasse o tempo a desacelerar e a respeitar meu projeto.
Só assim, eu daria conta dos livros que vão se empilhando,das melodias que estão me aguardando;
Das saudades que venho sentindo,
Das verdades que ando mentindo,
Das promessas que venho esquecendo,
Dos impulsos que sigo contendo,
Dos prazeres que chegam partindo,
Dos receios que partem voltando.
Agora, que redijo a página final,
Percebo o tanto de caminho percorrido
Ao impulso da hora que vai me acelerando.
Apesar do tempo, e sua pressa desleal,
Agradeço a Deus por ter vivido, amanhecer e continuar teimando ...

Flora Figueiredo

"O coração não é tão frívolo, tão exterior, tão carnal quanto se cuida. Há, nele, mais que um assombro fisiológico: um prodígio moral. É o órgão da fé, o órgão da esperança, o órgão do ideal. Vê, por isso, com os olhos d’alma, o que não veem os do corpo. Vê ao longe, vê em ausência, vê no invisível, e até no infinito vê."

Rui Barbosa.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Fidelidade feminina



Peguei a conversa pela metade, mas não pude deixar de acompanhar até o final. Ninguém resiste a escutar uma mulher confidenciando um segredo a outra.

– Desde quando isso está acontecendo?

– Ainda não está acontecendo, mas vai acontecer em breve. É horrível ter que traí-lo, nunca me imaginei nessa situação. A gente sempre se deu tão bem. Mas sinto que chegou a hora do meu turning point.

– Você conheceu outro?

– Uma colega me apresentou. Fiquei fascinada. Tão solto, tão moderno.

– Procura resistir, Marilia! Afinal, você construiu uma relação sólida de... quanto tempo mesmo?

– Dezessete anos, acredita? E nunca olhei para o lado, sempre com ele, fiel como uma labradora. Hoje é meu melhor amigo. Muito além do que qualquer outra coisa.

– E você vai arriscar perder essa cumplicidade por causa de uma tentação?

– Rê, chega uma hora em que é preciso mudar. Eu vou fazer 50 anos. Olho todos os dias para o espelho e enxergo a mesma cara, a mesma falta de brilho. Estou envelhecendo sem arriscar nada, sem experimentar algo diferente, nunca. Me diz a verdade: você acha que ele irá suportar?

– Tá brincando! Você pretende contar a ele???

– Ele vai reparar, né? Lógico.

– Não precisa falar nada, mulher! Se você for discreta, ele não vai descobrir.

– Só se eu trocasse de cidade, Rê. Ele vai ficar sabendo no mesmo dia. Você sabe como as fofocas voam.

– Se você pretende fazer essa besteira mesmo, melhor pensar nas consequências. A não ser que ele seja muito bem resolvido.

– Quem é bem resolvido numa hora dessas? Ele vai querer me matar. Vai me chamar de traíra pra baixo. Vai se sentir um lixo de homem.

– Ai, Marilia. Pra que inventar moda a essa altura do campeonato? Claro que às vezes também fico a fim de experimentar uma novidade, quem não fica? Mas, por outro lado, é tão bom não precisar mentir, não ter que criar desculpas... Uma amiga minha fez essa bobagem e conseguiu ser perdoada porque garantiu que tinha acontecido uma vez só, e em Nova York! O cara engoliu, mas a relação está estremecida até hoje, nunca mais foi a mesma.

– Eu sei, eu sei, só que não aguento mais usar o mesmo corte há 17 anos. Estou decidida, Rê. Vou trocar de cabeleireiro. Se me arrepender, assumo as consequências. Não suporto mais ficar refém de uma situação que é cômoda, mas que não me revitaliza.

– Então só posso te desejar boa sorte, amiga. Vou te confessar uma coisa, mas não espalha: eu adoraria trocar minha manicure por outra novinha que recém entrou no salão. Me diz se tem cabimento isso. Já troquei de marido três vezes, e não tenho coragem de deixar a Suely.

Martha Medeiros

domingo, 6 de dezembro de 2020

A palavra e seus efeitos

- Doenças são palavras não ditas

 Muitas doenças que as pessoas têm são poemas presos 
abscessos tumores nódulos pedras
 são palavras calcificadas 
poemas sem vazão 
mesmo cravos pretos espinhas cabelo encravado 
prisão de ventre poderia um dia ter sido poema 
pessoas às vezes adoecem de gostar de palavra presa
 palavra boa é palavra líquida
 escorrendo em estado de lágrima
 lágrima é dor derretida 
dor endurecida é tumor
 lágrima é alegria derretida
 alegria endurecida é tumor
 lágrima é raiva derretida 
raiva endurecida é tumor 
ágrima é pessoa derretida
 pessoa endurecida é tumor
 tempo endurecido é tumor
 tempo derretido é poema
 palavra suor é melhor do que palavra cravo que é melhor do que palavra catarro 
que é melhor do que palavra bílis 
que é melhor do que palavra ferida
 que é melhor do que palavra nódulo 
que nem chega perto da palavra tumores internos  palavra lágrima é melhor palavra é melhor é melhor poema..
. (Jacques Lacan)

O que vale realmente a pena

Somos frágeis.  Poeira à espera do sopro do vento.  Não temos tempo a perder.  Cada dia que a gente desperdiça é um sol que foi embora sem r...